sábado, 4 de setembro de 2010

APOPTOSE - INTRODUÇÃO


A apoptose é uma forma de morte celular caracterizada pela não desintegração da membrana plasmática e não formação de processo inflamatório. Fato que a diferencia da necrose.
Ela pode ocorrer por diversas causas como, eliminação de células danosas e células que não sejam mais úteis. Também pede ser um evento patológico, quando células que possuem danos irreversíveis no DNA são eliminadas.

APOPTOSE EM CONDIÇÕES NORMAIS:

Na embriogênese, algumas células são eliminadas por apoptose para que certos processos possam ocorrer. Um exemplo disso é a apoptose que ocorre nas mãos do feto para modelagem dos dedos.
Certos órgãos, na falta de hormônios, iniciam uma involução provocada por apoptoses. Atresia folicular ovariana na menopausa e regressão da mama lactante após o desmame, são exemplos disso.
Certos epitélios possuem um ploriferação muito alta de células, muitas vezes pelo alto nível de atrito que sofrem, e para evitar o acúmulo de células. As mais “antigas” sofrem apoptose dando lugar as novas células.
Em respostas inflamatórias a antígenos, há uma ploriferação muito grande de células de defesa para combater a ameaça. Após a eliminação do antígeno, as células de defesa em excesso começam a sofrer apoptose por falta de estímulos que a mantem viva.
Alguns linfócitos produzidos, possuem autoantígenos e são eliminados por apoptose evitando assim doenças autoimunes.
Células T citotóxicas liberam substâncias que induzem apoptose em células neoplásicas e infectadas por vírus.

APOPTOSE EM CONDIÇÕES PATOLÓGICAS

Quando células com o DNA danificado por drogas citotóxicas anticancerígenas e radiação não conseguem fazer um auto-reparo, é iniciada sua eliminação por apoptose antes que tornem-se células neoplásicas, pois, para o organismo é muito melhor livrar-se de uma célula que podem desenvolver-se para malignidade.
Em doenças virais pode ocorrer apoptose no caso da Hepatite viral.
A apoptose pode ocorrer também em atrofia de órgãos parenquimatosos após obstrução ductal, como ocorre no pâncreas, na parótida e nos rins.
Situações patológicas que aumentam a permeabilidade da mitocôndria desencadeiam o processo de apoptose.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.